<

noticias

Image Format Image Format Image Format

A Spraytec Fertilizantes participou de 22 a 25 de julho, em Florianópolis (SC), da sétima edição do Congresso Brasileiro da Soja. Organizado pela Embrapa Soja e realizado em conjunto com o Mercosoja 2015, o evento reuniu públicos diversos, entre produtores de soja, pesquisadores, empresários, professores, profissionais da área de assistência técnica e planejamento agrícola, industriais, exportadores e acadêmicos. Com um stand moderno, interativo e em ótima localização, a Spraytec foi representada pelos Pesquisadores Dr. Júlio Fagliari e Emerson Reis, o Gerente Regional de Vendas (GO), Lauro Leonel, o Supervisor de Vendas, Alvimar Costa e o Diretor Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, Sr. Dario Bernal.

 O conhecimento do impacto das pragas na cultura da soja é essencial para um manejo adequado, pois as mesmas podem influenciar no desenvolvimento das plantas e contribuir para perdas significativas no rendimento. No Brasil, lagartas pequenas assim como grandes de C. includens têm sido frequentemente encontradas alimentando-se do terço inferior das plantas e de folhas tenras de ramos secundários de soja e algodão. Este ano, a Spraytec, representada pelos Pesquisadores e Doutores em Fitopatologia e Tecnologia de Aplicação, apresentaram e demostraram a eficácia do FULLTEC S na melhoria da qualidade da aplicação, da nutrição e da sanidade das plantas. O efeito desalojante ou fumigante do Fulltec S ocorre por meio da liberação de gases sulfídricos, proporcionados pela reação do ingrediente ativo S com o ar, os quais são irritantes aos insetos (Lagartas), resultando em maior movimentação dos mesmos, fazendo com que eles abandonem seus habitats (terço inferior da planta) e entrem em contato mais rapidamente com o inseticida aplicado, com uma rápida ação inicial. O enxofre, como nutriente de planta, é também muito importante e fundamental para aumentar os rendimentos da soja.

Também fora demonstrado através de trabalhos técnicos, o manejo da dessecação com TRACTUS KIT + IMANTIC®, associado ao herbicida glifosato na pré-semeadura da soja. A maior demanda de boro pelas plantas de soja é no estádio de florescimento. Assim, uma das maneiras de reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência do manejo seria controlar as plantas daninhas e fornecer boro às plantas em uma única operação. Nesse contexto, uma alternativa seria fazer o manejo de plantas daninhas de difícil controle, em pré-semeadura da soja, por meio da aplicação de herbicida dessecante associado ao Tractus Kit + Imantic. O tratamento Glifosato + Tractus Kit + Imantic atendeu todas as expectativas, alcançando maior controle das plantas daninhas tolerantes por meio da dessecação juntamente com o Glifosato, aumentou os teores de boro no solo e na planta com reflexos positivos nos componentes de rendimento da soja.