<

noticias

Image Format Image Format
Entre os dias 19 e 21 de novembro de 2014 aconteceu a VII Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas e Patógenos em Maringá, Paraná. O evento foi organizado pela UEM, UNINGÁ, UNICENTRO, UNIOESTE , UTRPR e teve como um dos seus patrocinadores, a Spraytec Fertilizantes. O evento reuniu cerca de 320 participantes do Brasil, da Argentina, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai; Apresentação de 160 trabalhos; seis palestrantes internacionais (Estados Unidos, Canadá, Índia, Suíça, Argentina) e sete brasileiros.
 
A Reunião teve como objetivo, os estudos sobre o controle de doenças em plantas utilizando moléculas não agressivas nem para plantas nem para pessoas, fazendo com as próprias plantas ativem mecanismos de defesa aos patógenos. A convite da Spraytec para palestrar no evento, se fez presente o Prof. Dr. em Fitopatologia, Marcelo Carmona da Universidade de Buenos Aires - UBA. O tema abordado pelo professor foi "Podredumbre carbonosa de la soja causada por Macrophomina phaseolina: Efectos asociativos del Glifosato y Fosfito de Manganeso. Una nueva forma de manejo? A palestra serviu para compartilhar os trabalhos que também estão sendo desenvolvidos na Argentina. O objetivo foi propor novas formas de manejo aos cultivos extensivos e os resultados apresentados até o momento. 
 
Prestigiando o evento e a palestra, se fizeram presentes, Mariano Meineri (Spraytec Argentina), Pesq. Dra. Ana Tereza Jordão Pigozzo, Flávio Shirata (Dir. Financeiro Spraytec), Pesq. Dr. Júlio Fagliari, Samuel Guerreiro, Oscar Hernandez (Spraytec EUA) e Peter Dominic (Spraytec EUA)